sábado, 22 de agosto de 2009

PROJETO DE MATEMÁTICA É DESTAQUE NACIONAL

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PROJETO DE MATEMÁTICA É DESTAQUE NACIONAL
A implantação do projeto Uso do Geogebra nas Aulas de Matemática rendeu à Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José Francisco Bertero, no bairro São Simão, menção honrosa no Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita. Os alunos da escola de Criciúma souberam nesta semana que das mais de quatro mil inscrições eles ficaram entre os 50 finalistas.

Implantado em março deste ano pela professora de Matemática, Ana Lúcia Pintro, o projeto transferiu os alunos da sala de aula para o laboratório de informática. São apenas oito computadores, instalados em 2007, para atender 92 estudantes do sexto ao nono ano. Motivo que fez os alunos deixarem de lado os acessos aos sites de relacionamento na internet.

Quem entra no laboratório quer logo partir para os desafios de álgebra e geometria do programa gratuito desenvolvido por um austríaco em 2001 e que logo ganhou tradução em 35 idiomas. “Numa publicação conheci o programa Geogebra, que permite a criação de atividades que exploram diversos conteúdos matemáticos e com a ajuda da professora de informática optamos por implantar na escola", diz Ana Lúcia. "Deu tão certo que os alunos nem sentem a aula de Matemática passar."

Antes do recesso escolar em razão na nova gripe, os alunos tomaram a iniciativa de escrever ao criador do Geogebra para agradecer a praticidade com que realizam exercícios de circunferência, perímetro e área. Com a ajuda da professora de inglês, as cartinhas foram traduzidas e no retorno às aulas nesta semana a surpresa: Markus, o austríaco, enviou um email aos estudantes, agradecendo.

De acordo com a professora Ana Lúcia, que ministra as aulas na companhia da colega Bruna Warmeling, desde que os alunos entraram na sala de informática para aprender Matemática não foi mais preciso chamar a atenção. “Termina a aula e eles ainda estão na frente do micro”, conta.

O estudante Jorge Luiz Rocha Júnior, 14 anos, garante que o método facilita o entendimento dos cálculos, com a exploração das propriedades das figuras. Embora seja bom aluno, viu a média subir de oito para nove depois que passou a frequentar a sala de informática.

A experiência não fica somente em sala já que 68% dos alunos contam com computador em casa. Cerca de 44 % tem acesso à internet, mas muitos não sabiam a função do mouse quando encararam a primeira aula de Matemática diferenciada.

Texto/fotos: Ariadne Niero - ariadne.niero@engeplus.com.br

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