Lembro-me de um curso que aconteceu em Concórdia/SC, onde eu lecionava, em 2000. A parte marcante desse momento foi que o grupo de professores se dividiu ao responder a pergunta: "O quadrado é um retângulo?" Houve um divisão de opiniões. O dicionário foi consultado e ficou provado que não conhecemos as definições dos polígonos.
Tenho lembranças de provas que fiz no primário em que eu tinha que escrever o nome da figura apresentada. Provavelmente, minha professora consideraria errado se eu escrevesse retângulo ou paralelogramo, onde ela esperava como resposta "quadrado". No entanto, as respostas estariam certas.
A atividade sugere a construção de um paralelogramo que pode ser apresentado de quatro maneiras, conforme movimentarmos seus vértices.
Ana Lúcia
Figura construída usando o software GeoGebra.
Você pode construí-la usando os passos descritos abaixo.
Se o link não funcionar, copie-o e cole na barra de endereços ou clique com o botão direito do mouse e selecione "salvar destinho como". Usando um desses modos sempre dá certo.
Oi, tá bem legal teu blog, parabéns.
ResponderExcluirAcho que fui teu colega na especialização na UNESC, se tu é a pessoa que to pensando.
Tu fez este curso?
Abraço.
Rossano, deixa contato...
ResponderExcluirSim, você sentava logo atrás da minha carteira e lembro que adorava Física.