Para fazer o download dessa atividade, clique AQUI
Durante as últimas férias de
janeiro, assisti à palestra da professora Yukiko Baldin, ministrada no IMPA –
Instituto de Matemática Pura e Aplicada – e postada no site da OBMEP –
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Ela contou que ao
propor um problema aos alunos do Nível I, premiados com Medalha de Ouro,
percebeu que “metade deles nunca tinha relado
num compasso e na régua”. Eu repassei o trecho da gravação várias vezes porque
não entendia a palavra relado que
inexistia em meu vocabulário. Só depois de descobrir que significa tocado, fiquei pensando na gravidade
dessa realidade e na responsabilidade que tenho em mudá-la: os melhores alunos
do Brasil não costumam usar transferidor e compasso! Pensei nos estudantes da
minha escola que iniciariam o 8º Ano e que foram meus alunos no 6º e no 7º Ano.
Eles não sabiam usar um transferidor e um compasso com destreza. Eu precisava
corrigir essa falha nas minhas prioridades pedagógicas. Por isso iniciei o ano
ensinando a turma a usar transferidores e compasso. Afinal, é fundamental que
saibam reconhecer, medir e construir ângulos.
Os jogos desenvolvem o raciocínio
lógico, a criatividade, a concentração, a curiosidade, a capacidade de
comunicação e a consciência de grupo, enfim, mobilizam o aprendizado. Tínhamos
vários jogos didáticos, mas nenhum com o objetivo de explorar os conceitos de
ângulos.
O software Geogebra é um
excelente programa para articular as ideias numéricas, algébricas e
geométricas. Além de ampliar a linguagem simbólica da matemática, auxilia na
compreensão da linguagem tecnológica. Nossos educandos convivem com as diversas
tecnologias e nós, professores, devemos nos atualizar para usar suas vantagens
em prol da aprendizagem.
A atividade no GeoGebra complementou a atividade realizada em sala de aula.
Olá professora, sou professora de língua portuguesa, mas atualmente estou como orientadora de tecnologia no laboratório de informática da escola Carlo Casadio, tive conhecimento de seu material através de um vídeo onde vc relata sobre o geogebra.Parabenizo-a por essa iniciativa e por sua preocupação com seus alunos. Quero oferecer uma oficina sobre esse software para os professores de matemática e exibir seu vídeo.Sinto que os professores precisam inovar suas aulas e esse é o melhor caminho.Ouço professores dessa área falar que o aluno não consegue armar um problema, mas não procuram alternativas. Esses alunos também nunca tocaram num compasso ou transferidor, até porque o professor não usa. Obrigada.
ResponderExcluirOi, coloquei um vídeo com sugestões e gostaria de lhe mandar um texto que escrevi. Manda email pra mim, se quiser.
Excluir