terça-feira, 17 de julho de 2012

CLASSIFICAÇÃO DOS TRIÂNGULOS EM RELAÇÃO AOS LADOS

Para fazer o download dessa atividade, clique AQUI

Durante as últimas férias de janeiro, assisti à palestra da professora Yukiko Baldin, ministrada no IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada – e postada no site da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Ela contou que ao propor um problema aos alunos do Nível I, premiados com Medalha de Ouro, percebeu que “metade deles nunca tinha relado num compasso e na régua”. Eu repassei o trecho da gravação várias vezes porque não entendia a palavra relado que inexistia em meu vocabulário. Só depois de descobrir que significa tocado, fiquei pensando na gravidade dessa realidade e na responsabilidade que tenho em mudá-la: os melhores alunos do Brasil não costumam usar transferidor e compasso! Pensei nos estudantes da minha escola que iniciariam o 8º Ano e que foram meus alunos no 6º e no 7º Ano. Eles não sabiam usar um transferidor e um compasso com destreza. Eu precisava corrigir essa falha nas minhas prioridades pedagógicas. Por isso iniciei o ano ensinando a turma a usar transferidores e compasso. Afinal, é fundamental que saibam reconhecer, medir e construir ângulos.
Os jogos desenvolvem o raciocínio lógico, a criatividade, a concentração, a curiosidade, a capacidade de comunicação e a consciência de grupo, enfim, mobilizam o aprendizado. Tínhamos vários jogos didáticos, mas nenhum com o objetivo de explorar os conceitos de ângulos.
O software Geogebra é um excelente programa para articular as ideias numéricas, algébricas e geométricas. Além de ampliar a linguagem simbólica da matemática, auxilia na compreensão da linguagem tecnológica. Nossos educandos convivem com as diversas tecnologias e nós, professores, devemos nos atualizar para usar suas vantagens em prol da aprendizagem.
A atividade no GeoGebra complementou a atividade realizada em sala de aula.

2 comentários:

  1. Olá professora, sou professora de língua portuguesa, mas atualmente estou como orientadora de tecnologia no laboratório de informática da escola Carlo Casadio, tive conhecimento de seu material através de um vídeo onde vc relata sobre o geogebra.Parabenizo-a por essa iniciativa e por sua preocupação com seus alunos. Quero oferecer uma oficina sobre esse software para os professores de matemática e exibir seu vídeo.Sinto que os professores precisam inovar suas aulas e esse é o melhor caminho.Ouço professores dessa área falar que o aluno não consegue armar um problema, mas não procuram alternativas. Esses alunos também nunca tocaram num compasso ou transferidor, até porque o professor não usa. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, coloquei um vídeo com sugestões e gostaria de lhe mandar um texto que escrevi. Manda email pra mim, se quiser.

      Excluir