1. Abra o software (programa) GeoGebra.
2. Clique no menu Arquivo
e selecione Gravar como. Digite o
nome do arquivo (File name): Área do Quadrilátero (Aluno 1 e Aluno 2).
Salve o arquivo na pasta da sua turma.
3. Selecione a ferramenta Inserir texto (IX/3) e clique sobre a área de trabalho, onde deseja
que o texto apareça. Digite: Alunos: Nome completo 1 e Nome completo 2.
Dê um Enter no teclado. Digite a Data. Clique em aplicar.
4.
Selecione a
ferramenta Inserir texto (IX/3) e
clique sobre a área de trabalho, onde deseja que o título da atividade apareça.
Digite: Problema da OBMEP (Questão
4 – Nível 2 – 2013). Clique em aplicar.
5.
Clique com o
botão direito do mouse sobre o título da atividade e selecione Propriedades. Selecione a guia Cor e escolha a cor que desejar.
Escolha a guia Texto e mude o
tamanho da fonte (letra) para 18 e clique em N para que o texto fique em negrito. Depois
clique em fechar.
6.
Selecione a ferramenta
Mover (I/1). Clique sobre o texto, segure
o mouse pressionado e arraste-o para posicioná-lo melhor, caso não tenha ficado
no lugar desejado.
7.
No menu Exibir clique em Eixo para que este fique oculto.
8.
Selecione a
ferramenta Reta definida por dois pontos
(III/1). Clique em dois pontos da janela de visualização para criar a reta
a.
9.
Selecione a
ferramenta Reta perpendicular
(IV/1). Clique sobre o ponto A e depois sobre a reta
a para criar a reta b. Clique sobre o ponto
B e depois sobre a reta a para criar a reta
c.
10. Selecione a
ferramenta Novo ponto (II/1).
Construa o ponto C sobre a reta c.
11. Selecione a ferramenta Reta paralela (IV/2). Clique sobre a reta a e sobre o ponto
C para construir a reta d.
12. Selecione a
ferramenta Intersecção de dois objetos
(II/2). Clique no cruzamento das retas b e d para construir o ponto
D.
13. Selecione a
ferramenta Novo ponto (II/1).
Construa o ponto E dentro do polígono ABCD.
14.Selecione a
ferramenta Polígono (V/1). Crie os
polígonos ABCD, ABE e CDE.
15.Selecione a
ferramenta Distância, comprimento ou
perímetro (VIII/3). Meça o comprimento dos segmentos AB e AD.
16.Selecione a
ferramenta Área (VIII/4). Clique
dentro dos polígonos ABCD, ABE e CDE para medir a área de cada figura.
17. Clique com o
botão direito do mouse sobre figura e selecione Propriedades. Selecione a guia cor
e escolha a cores que desejar para pintar os três polígonos.
18. Solicite a folha de atividade.
ATIVIDADE
ATIVIDADE
Atenção: No menu Exibir clique em Malha
para que esta fique visível, caso esteja oculta. Procure colocar os pontos nos
cantos da malha para trabalhar com números inteiros.
Exercício
1
a) Movimente os pontos A, B e D até
obter o segmento AB medindo 12 cm e o segmento AD medindo 10 cm.
b) Movimento o ponto E e observe as
medidas das áreas dos triângulos.
c) Responda as seguintes perguntas:
Qual é a medida da área de cada triângulo?
Qual é a soma da área dos dois triângulos juntos? Qual é a relação entre as
áreas dos triângulos e do quadrilátero? Se você passar o ponto E para a área
externa do retângulo, a relação continua a mesma? Explique o que você analisou.
Exercício
2
Movimente os pontos até obter um
retângulo de área igual a 70 cm² e faça novas observações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário