sexta-feira, 21 de abril de 2017

Geogebra: Simetria Axial

 ATIVIDADES (PROGRAMA GEOGEBRA)
SIMETRIA AXIAL

Conceitos explorados: pontos, polígonos, segmentos, pontos simétricos, polígonos simétricos.

1. Abra o software (programa) GeoGebra.

2. Clique no menu Arquivo e selecione Gravar. Digite o nome do arquivo: Simetria axial (Aluno 1 e Aluno 2). Salve o arquivo na pasta da sua turma.

3. Selecione a ferramenta Texto e clique sobre a área de trabalho, onde deseja que o texto apareça. Digite: Alunos: Nome completo 1 e Nome completo 2. Dê um Enter e digite a a Data. Clique em OK.

4. Selecione a ferramenta Texto e clique sobre a área de trabalho, onde deseja que o título da atividade, apareça. Digite: SIMETRIA AXIAL. Clique em OK.

5. Clique com o botão direito do mouse sobre o título da atividade e selecione Propriedades. Selecione a guia Cor e escolha um tom de verde. Escolha a guia Texto e mude o tamanho da fonte para Médio e clique em N para que o texto fique em negrito. Depois clique em OK e feche a janela no X.

6. Selecione a ferramenta Mover janela de visualização. Clique sobre a janela de visualização, segure o mouse pressionado e posicione a origem dos eixos no lado esquerdo inferior.

7. Selecione a ferramenta Mover e posicione os textos na parte superior da janela de visualização.

8. Clique com o botão direito do mouse na janela de visualização. Marque as opções Eixos e Malha para que fiquem visíveis, caso não estejam.

9. Clique no Menu Opções. Selecione Rotular e depois Apenas para Pontos Novos.

10. Selecione a ferramenta Ponto. Construa os seguintes pontos sobre o plano cartesiano: A=(10,1) e B=(10,9).

11. Selecione a ferramenta Segmento. Clique sobre o ponto A e depois sobre o ponto B.

12. Vamos aprender outra maneira de colocar os pontos na janela de visualização. Vamos usar o comando de entrada que está localizado na parte inferior da tela. Se essa janela não estiver aparecendo, clique no Menu Exibir e selecione Campo de entrada.

13. Para colocar os pontos no plano cartesiano usando o campo de entrada, digite na janela Entrada: C=(9,2) e dê um Enter. Atenção: a letra que representa o ponto precisa ser maiúscula. Use o mesmo procedimento para criar os pontos:
    D=(2,2)    E=(5,4)    F=(4,7)    G=(2,7)     H=(2,9)     H=(2,9)     I=(9,9)     J=(9,7)     K=(7,7)     L=(6,4)

14. Selecione a ferramenta Polígono. Aproxime o cursor do ponto C e quando aparecer o enunciado “Ponto C” clique sobre ele. Depois clique nos pontos D, E, F, G, H, I, J K, L e novamente no ponto C. Você construiu o polígono CDEFGHIJKL.

15.Clique com o botão direito do mouse sobre o polígono e selecione Propriedades. Selecione a guia cor e escolha a cor que desejar e aumente a transparência para 50. Selecione a guia estilo e aumente a espessura da reta para 10 (dez). Depois feche a janela.

16. Selecione a ferramenta Reflexão em relação a uma reta. Clique dentro do polígono e depois sobre o segmento AB. Surgirá o polígono C’D’E’F’G’H’I’J’K’L’.

17. Use o procedimento do passo 14 para pintar o polígono C’D’E’F’G’H’I’J’K’L’ com uma cor diferente.

18. Selecione a ferramenta Mover (I/1). Movimente os pontos em azul e o segmento AB. Observe o que acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário